sábado, 27 de março de 2010

SNES Classics Entrevista Izzy

Hoje aqui no nosso palco de 16-bits recebemos Izzy (que também atende como Kid) do espetacular blog Hoje é um Bom Dia. Um Gamer Saudosista, Izzy vivênciou as boas épocas dos games e ainda os relembra com estilo. E até está se aventurando em Pokémon FireRed!

Qual foi o seu primeiro contato com o mundo dos games?
De console, foi duck hunt seguindo por mario bros. Experiência rapida. Tava na casa de um amigo dos meus pais, de noite, e ele trouxe o "brinquedo novo" pra gente ver. Era lá pelo comecinho da década de 90.

E com o SNES?
Eu vivi minha infância toda enfiado numa locadora. Foi lá que eu me apaixonei mesmo pelo SNES, mas já havia jogado antes. Só nao consigo lembrar ONDE!

O que, na sua opinião, representa o SNES na era dos games?
Cara, o snes foi um marco, eu acho.

Qual é o melhor jogo de Super Nintendo na sua opinião? E por que?
Super Mario World, seguido próximo de Super Mario World 2 (Yoshi Island). Ambos os jogos são a perfeição do gênero, execução flawless do conceito. Gráficos, gameplay, tudo é perfeito. Pegue qlq outro plataformer do snes e compare com eles.

Um jogo inesquecível para você
Inesquecivel? eita, dificil essa... tem tantos... eu diria Full Throttle. Lembra dele? da LucasArts. Full Throttle (e outros adventures) foram um estilo TOTALMENTE novo na época. Pra mim eram como se fossem filmes interativos, saca?

Por que, mesmo depois da evolução nos games, tantas pessoas procuram por jogos do SNES, NES, e consoles clássicos?
Eu acho que tem dois motivos. Um, claro, é a irresistivel nostalgia. Jogar esses jogos me permite meio que reviver a minha infância. Eu sou um gamer totalmente saudosista.

Deixe Uma frase para os fãs do SNES Classics
Se você jogava os clássicos de SNES naquela época, de uma certa forma vivemos a mesma infância.


Galera, essa foi mais uma entrevista aqui no SNES Classsics. Visitem o Hoje é um Bom Dia, pois realmente vale a pena!

6 de dezembro de 2008

Entrevista com a TEG Brasil

Como surgiu a teg Brasil?

Rubem:

Em 2004, surgiu na internet uma rom de Ronaldinho Soccer 98 feita por um fã do jogo, com nomes de jogadores de 2004, (somente os nomes), o restante era tudo igual. Muito se falou sobre aperfeiçoar, colocar narração do Galvão Bueno, etc. Mas nada se fez... Porem, eu comecei a me interessar e tentar aprender como editar os nomes dos jogadores, em 2006, até o fim daquele ano consegui aprender e descobrir muita coisa por conta própria. Em 2007, o Edílson Jr, apareceu disposto a ajudar, e desta parceria, mais tarde surgiria o Futebol Brasileiro 2007, uma revolução em comparação com a rom de 2004 que tinha somente a tradução de nomes de jogadores. Em conseqüência nascia a TEGBrasil, nome inspirado na famosa TEGPeru que supostamente criou os hacks de jogos de futebol para Super Nintendo.

Como foi para vocês a repercussão do Futebol Brasileiro 2008?

Rubem:

O FB2007 já tinha sido uma grata surpresa, com um grande número de downloads, afinal de contas, nem o mais otimista esperaria 4 mil downloads já no primeiro remake. Porem as críticas também apareceram, algumas até maldosas. Mas em 2008 veio nosso terceiro remake, o FB2008, fizemos muitas melhorias, e desta vez foram cerca de 12 mil downloads, divulgações em muitos sites da área, um grande sucesso, almejado mas também inesperado, já que o ISSDeluxe não havia tido nem a metade de sucesso do FB2007.

E o Futebol Brasileiro 2009? Tem alguma previsão?

Rubem:

Em 2009 estaremos lançando o Libertadores Classic 2009, nos mesmos moldes do FB2008, mas com um jogabilidade nova. Levando-se em conta que a Teg não tem um número fixo de editores\ajudantes, um FB2009 ainda não está nos planos para 2009. Mas não descartamos a possibilidade.

E, a Teg Brasil só faz mods de jogos de futebol?

Rubem:

Já são 4 jogos de futebol, é nossa especialidade, dominamos a edição deste jogo (até mais que a extinta TegPeru).
Mas temos projetos em outras áreas, como : Top Gear Racing e o Fórmula1 2009.

Quais são as chances de vocês, por exemplo, fazer um mod de um jogo de luta?

Rubem:

Sabemos que já existem vários mods de Mortal Kombat, ferramentas para outros jogos de luta. Mas se não lançarmos remakes de futebol todo ano, estaremos fechando portas.
Não sabemos especificamente qual seriam as novidades que poderíamos tentar fazer em um mod de jogo de luta... nos dêem idéias, obrigado.

Qual é a dificuldade de fazer um mod/hack desses?

Rubem:

Quando você aprende o básico, você vai evoluindo na área do romhacking, mas não é em uma semana, nem em um mês que você vai conseguir fazer hacks. Mas existem jogos como os do Mario que tem programas específicos (fáceis) para editar o determinado jogo. Os jogos de futebol, talvez sejam os mais difíceis, fazer uma tradução é uma coisa... mexer em textos, gráficos, paletas e sons, sem programas específicos é complicado...

Ao todo, quem integra esse super time de programadores?

Não temos ainda uma equipe fixa... por enquanto eu (Rubem), Edílson Jr, e editores que ajudam na maioria dos remakes : Marcos Allan, Joezito, ect.

17 de julho de 2008

SNES Classics Entrevista: Fred Fagundes

Hoje quem está no nosso palco de 16-bits para conversar conosco é Fred Fagundes, do blog Quem Matou a Tangerina? O cara é realmente tudo isso que dizem. Com muito bom humor e nostalgia conversamos sobre vídeo-games, jogos, e claro, nosso querido Super Nintendo.

Fred, como surgiu a ideia de criar um blog?
Cara, meu primeiro blog fiz em 2003. Chamava-se Canachuê, era bem de entretenimento, com notícias de cinema, futebol e tal. Mas só copy past. Eu sempre achei que o blog seria a ferramenta do futuro, mesmo naquela época. Por isso quis começar cedo, pra depois deixar meu nome sempre em relevância.

E você conseguiu. Atualmente você tem o Quem Matou a Tangerina?. Como surgiu esse nome?
É uma música do Tear For Fears. Uma das minhas preferidas. E sempre achei esse nome agradável e engraçado: Quem Matou a Tangerina?

Fred, qual é sua relação com os games?
Bem antiga. Quando criança, enquanto eu jogava River Raid no Atari, meu pai jogava o saudado Tele Jogo. Depois ganhei um Turbo Game, tive um nintendinho e finalmente o Snes. Minha infância se dividiu em games e futebol. Meu primeiro game no computador foi GTA 1, seguido por Twinsen Odisseye Ilha dos Macacos.

Sou um cara que ainda arrepia com trilhas e cenas de alguns jogos.

E como foi ver e jogar o SNES pela primeira vez? Você que veio trilhando os bits.
Cara, a primeira vez que vi Snes foi na locadora. Fiquei maravilhado, estavam jogando Super Mário. Lembro que o cartucho era aquele redondinho, estilo japonês. Ganhei um com 8 anos de idade. De brinde veio o Mario Paint.

Foi sensacional, um choque de realidade. O que eu mais jogava, além de Mario, era Tiny Toons, Superstarsoccer e Rock And Roll Racing.

Qual é sua visão sobre os jogos atuais e os jogos de antigamente?
Sou saudosista. Adorava os jogos de antigamente. Mas preciso admitir que os jogos de hoje são fantásticos. A jogabilidade, as opções, a interatividade, isso deixou o vídeo game ainda mais atraente.

O que o VG perdeu foi o charme de outrora. O moleque que conseguia um cartucho de Street Fighter sabado a noite era rei, ia geral pra casa do guri passar a noite jogando. Hoje é muito mais fácil, o cara faz download de um jogo, grava em DVD e joga. Se quiser, pára, grava no Memory Card e continua mais tarde. O Atari nem pause tinha, lembra?

Para terminar, deixa uma frase para todos os fãs da era 16 bits
Cristiano Ronaldo? Ronaldinho? Winning Eleven? Allejo sempre será o maior.

24 de maio de 2008

Entrevista com DJ Raphael Mendes

Abrindo uma série de entrevistas que serão realizadas semanalmente aqui no Clássicos do SNES, o DJ Raphael Mendes aceitou gentilmente o convite de nossa equipe, e falou sobre jogos, vídeo-games e sobre seu blog, o Bobagento, que é um dos mais famosos do Brasil. Confira!

DJ Raphael, como surgiu a ideia de criar um blog?

Eu criava muitos tópicos numa comunidade do orkut, quando resolvi chamar a galera pra fazermos um blog pra postarmos nossas besteiras, e então surgiu o Filho do JB, que posteriormente mudamos o nome para Bobagento.

Em vista que o Bobagento é um dos blogs mais populares da blogosfera, fica a pergunta: Como você encara tudo isso?

Normalmente. Apesar do blog ser conhecido, isso não influi tanto como algumas pessoas acham, pois a fama na Internet não se reflete muito na vida pessoal.

Raphael Mendes, como foi(é) a sua relação com os vídeo games?

Eu tive um Atari, um Nintendinho, Mega Drive, e um SNES, hoje em dia jogo apenas no PC, apesar de querer muito um Xbox 360, um dia eu compro.

Qual foi o seu primeiro contato com os games?

Quando tinha uns 8 anos fui na casa de um amigo no mesmo condomínio que eu morava, ele tinha um Odissey, fiquei fascinado com o console. Dois meses depois minha mãe me deu um Atari de natal.

E o Super Nintendo?

Eu tinha uns 16 anos (acho), troquei por alguns discos e um toca discos que eu tinha. Juntos vieram, Super Mário World, Super Star Soccer, Top Gear.

E qual é sua visão sobre os video games de antigamente e os video games atuais?

Engraçado que, quando eu termino um jogo, dificilmente eu jogo denovo, não tenho paciência. Isso acontece com alguns jogos antigos, eu curtia muito na época, hoje em dia, prefiro os atuais.

Ser DJ, Pro blogger, namorar, amigos, família, eventos. Como você divide o seu tempo?

Como qualquer pessoa, faço meus horários já que trabalho em casa. Eu não tenho viajado para tocar, nem para ir a eventos de blogueiros, dei um tempo nas viagens porque acabei de me casar. Minha família vive em Vitória - ES, todo fim de ano dou um pulo lá.

E para finalizar, qual recado você deixa para aqueles que criam um blog pensando que blogar é sinonimo de riqueza.

Ser um blogueiro de sucesso não significa exatamente ganhar rios de dinheiro. Aqui no Brasil são poucas pessoas que vivem exclusivamente de seus blogs e nenhuma delas ficou rica com o blog, apesar de terem uma boa renda mensal

Eu trabalho em casa, blogando, mas apenas troquei meu salário contado no fim do mês, pela liberdade de trabalhar em casa, minha renda não é diferente de pessoas que têm um emprego razoável. Resolvi me dedicar exclusivamente aos blogs por que acredito que posso crescer e estou conseguindo.
A chave do sucesso é dedicação, foco e meta.

0 comentários: